Uso do blog como ferramenta para auxiliar o ensino aprendizagem
O blog é um gênero digital que circula bem entre os estudantes por ser de fácil manuseio e ter a integração entre linguagem verbal e não verbal. Para Corrêa Rocha, 2020
“é um espaço de comunicação digital linguístico e social, cuja adesão tem sido cada vez maior entre os jovens. Além de abrigar textos de gêneros diversos, nele, o blogueiro constrói uma relação com o leitor por meio da publicação de posts. Levando-se em consideração o acesso, cada vez mais irrestrito, dos jovens à internet e a afinidade deles com o gênero blog”.
Desta forma, o uso do blog se torna uma ferramenta importante para o ensino aprendizagem por ser uma metodologia ativa já que o aluno passa a ter a sua contribuição neste processo.
Para Kirst, 2023 “Ao falarmos em metodologias ativas, faz-se necessário falarmos primeiro em aprendizagem ativa”, é justamente o que o blog como ferramenta de aprendizado se propõe, romper com a simples transmissão do conhecimento por parte do professor e envolver o aluno no processo de aprendizagem.
Segundo Moran, 2018 “ Os processos de aprendizagem são múltiplos, contínuos, híbridos, formais e informais, organizados e abertos, intencionais e não intencionais”. É preciso que os docentes percebam essa complexidade que o processo de ensino aprendizagem tem e recorram às ferramentas disponíveis para que o ensino deixe de ser engessado e passe a ser colaborativo, assim como o blog se propõe.
CORREA ROCHA, C. M. Relato de experiência: o blog literário como instrumento de interação social. Extensão Tecnológica: Revista de Extensão do Instituto Federal Catarinense, Blumenau, v. 7, n. 13, p. 89–96, 2020. DOI: 10.21166/rext.v7i13.1204. Disponível em: https://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/RevExt/article/view/1204. Acesso em: 26 nov. 2023.
SERVIÇO SOCIAL DA INDÚSTRIA. Documento orientador das escolas de Educação Infantil do SESI/RS. Porto Alegre. 2022.: Greizi Kirst, Educadora Musical e Flautista, Mestre em Música de Câmara pela Universidade de Música de Stuttgart (Alemanha). Atualmente, faz parte da equipe da Gerência de Educação do SESI-RS.
MORAN, J. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. In: BACICH, L.; MORAN, J. (orgs) Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico prática. Porto Alegre: Penso, 2018.
Como acessar? Eis a questão.
ResponderExcluirEstamos certos que o blog é, de fato, uma ferramenta extremamente importante para ser utilizada na educação. Mas, como senti na pele, nem tudo é um mar de rosas, pois, lamentavelmente, não sei ao certo os motivos, tive diversas dificuldades para acessar a este blog.
Como vemos, é preciso discutir com atenção sobre o funcionamento do blog para que ele não seja um desmotivador para os nossos estudantes, pois, no meu caso, foi um processo bem complicado, como dito antes, e isso me fez perder um pouco o interesse.
Quero ressaltar que, esse relato, não é nada negativo. O intuito desse relato é mostrar que, ainda que seja um recurso positivo, é preciso termos todos os conhecimentos, teóricos e práticos, para levarmos para a sala de aula.