Benefícios dos Blogs na Educação
Os blogs têm sido amplamente utilizados por indivíduos e empresas para postagens informais online. Cada vez mais, o potencial instrucional dos blogs tem sido cada vez mais reconhecido. Os blogs podem ser usados como discussão em grupo, revisão pessoal e projetos colaborativos, seja em áreas voltadas para o comércio virtual e publicidade, seja também na educação. “Blogar” sobre um assunto é mais envolvente do que simplesmente ler. Os blogs podem oferecer aos alunos a oportunidade de falarem suas “próprias vozes”. Pois estimula a praticar suas habilidades de comunicação e conversação ao comentar as postagens de outras pessoas ou responder aos comentários de outras pessoas em seus blogs. Os blogs também podem ajudar os alunos a serem corteses e atenciosos.
A utilização desta ferramenta digital de potencial também tem como consequência a melhoria nas habilidades de escrita, proporcionando sua prática contínua, além de poder auxiliar no desenvolvimento do pensamento analítico dos alunos e aumentar o aprendizado para um nível mais alto, se estendendo para além da “compreensão e “lembrança” de materiais instrucionais. Pois, antes que seus pensamentos possam ser escritos, os alunos precisam analisar o assunto e depois esclarecer seus pensamentos sobre o assunto. Em seguida, eles precisam formular cuidadosamente e defender suas próprias opiniões. Em outras palavras, blogs incentivam os alunos a refletir sobre como suas opiniões podem ser interpretadas e refletidas por outras pessoas. Contribui também na expressão criativa quando eles desenvolvem conteúdo original e layout de seus blogs. Os alunos desenvolvem sua criatividade em termos de personalização dos temas, seleção de imagens ou vídeos relevantes e design do layout. Portanto, é uma plataforma visual na qual os alunos podem se expressar, contribuindo para o aprendizado, uma vez que converte em um processo divertido.
Os blogs incentivam o aprendizado ativo e o envolvimento, fornecendo uma plataforma para que os indivíduos compartilhem ativamente seus conhecimentos e percepções. Através do processo de redação e pesquisa para suas postagens, os blogueiros são incentivados a se aprofundar nos tópicos escolhidos, expandindo sua própria compreensão e experiência. Além disso, ao envolverem-se com os seus leitores através de comentários e discussões, os bloggers podem promover um ambiente de aprendizagem interativo que incentiva o diálogo e a troca de ideias. Essa participação ativa promove um nível mais profundo de envolvimento e aprendizado, tanto para o blogueiro quanto para seu público.
Já para o educador, os blogs podem ser usados para o seu próprio desenvolvimento profissional. Pois promove a troca de experiências docentes e/ou ideias para transformar a educação. Os educadores podem usar blogs como plataforma para compartilhar seus conhecimentos e se conectar com uma comunidade mais ampla. Ao escrever e refletir sobre suas práticas de ensino, os educadores obtêm informações valiosas e se envolvem no crescimento profissional contínuo. Os blogs oferecem um espaço para educadores trocarem ideias, aprenderem uns com os outros e colaborarem em projetos inovadores.
Portanto, incorporar blogs na sala de aula pode aumentar o envolvimento dos alunos e incentivar a participação ativa. Ao usar blogs, devesse considerar definir diretrizes claras para conteúdo e comentários para manter um ambiente respeitoso e inclusivo, além de incentivar os alunos a interagirem com as postagens do blog uns dos outros, promovendo a aprendizagem colaborativa e a troca de ideias. O feedback aos alunos é sempre importante para incentivá-los a revisar e melhorar suas habilidades de redação.
O futuro dos blogs na aprendizagem e educação, também online, parece promissor. Os blogs fornecem uma plataforma para estudantes e educadores compartilharem conhecimentos, participarem de conversas e promoverem um senso de comunidade, além de contribuir para os alunos mostrarem seus pensamentos, reflexões e criatividade. Ao incorporar blogs de forma eficaz e responsável, os professores podem criar um ambiente de aprendizagem estimulante que promova o pensamento crítico e as competências de literatura digital.
Referências:
NICOLAU, Ricardo; PESSOA, Gustavo; COSTA, Fernanda. Que professor teremos na escola brasileira: nativo, imigrante ou e-migrante digital? In: Anais do XXIV Workshop de Informática na Escola. SBC, 2018. p. 558-567.
SANTOS, Elza Maria; PEREIRA, Telma Amélia de Souza. Contribuições do uso de blogs enquanto ferramenta tecnológica no processo ensino aprendizagem. 2017.
Autor: Alexsandro Moraes

Comentários
Postar um comentário