Uso do blog na sala invertida
O blog além de registrar o cotidiano também pode ser usado no processo de ensino e aprendizagem. Metodologias ativas estão cada vez mais presentes no contexto escolar, dando ao estudante seu protagonismo neste processo e transformando o professor em um agente próximo é mediador na utilização de metodologias e didáticas atrativas sendo atualmente o grande trunfo da educação.
É nesse contexto que o podemos usar o blog como espaço interativo de produção e publicação de conteúdos. Principalmente, fazendo um papel da extensão da sala de aula tradicional, estabelecendo e encurtando o diálogo entre os alunos, conteúdos e o professor-mediador. Podemos citar a sala invertida dentre as diversas metodologias ativas que podemos citar utilizando o blog como recursos, nela o aluno tem o conteúdo na “sala virtual” e as atividades são desenvolvidas na sala de aula tradicional. Tendo a atuação do professor mediador como supervisor dos desafios e os problemas reais estabelecidos e debatidos no ambiente presencial.
O blog como um canal digital pode ser um espaço de feedback entre os professores e alunos estabelecendo um diálogo constante entre eles que são os principais agentes no processo educativo. Nestes webs espaços o professor e os alunos podem registar suas percepções, conteúdos, estratégias de ensino e outras formas de interagir entre si e os outros leitores. Conforme salientam Silva e Albuquerque (2009), “os blogs podem ser usados pelos professores como local de publicações dos materiais e pelos estudantes para apresentar seus portfólios ou ainda, atuar em diferentes grupos de estudos”.
Com isso, podemos estabelecer novos horizontes para o ambiente escolar, principalmente, com o uso das TIDC`S e suas aproximações e desdobramentos na realidade educacionais. Aproximando e proporcionando o protagonismo e a mediação na sala de aula, afastando deste modo a pacificidade do processo de ensino e aprendizagem.
Referências:
TECHIO, LEILA REGINA; PILLON, ANA ELISA; DE SOUZA, MÁRCIO VIEIRA ; DE SOUSA, RICHARD PERASSI LUIZ; FIALHO, FRANCISCO ANTONIO PEREIRA. O uso do blog como ferramenta no processo ensino-aprendizagem. Revista Brazilian Journal of Development. Journal of Development, Curitiba, v.7, n.1, p.126-140 jan. 2021. Disponível em: <https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22508/18016>. Acesso em: 26 nov. 2023.
SILVA,L.T.;ALBUQUERQUE,M..Blogs Pedagógicos: possibilidades de interação por meio da escrita coletiva de hipertextos cooperativos. Revista Latinoamericana de Tecnología Educativa-RELATEC, 8 (2), 91-108, 2009. Disponível em:<http://campusvirtual.unex.es/cala/editio/>. Acesso em: 26 nov. 2023.
Olá Tharles Cavalcante, adorei a sua ideia de utilização do blog em sala de aula a partir da sala invertida. Acredito que o caminho é esse, nos munir de novas metodologias e ir aplicando em sala de aula.
ResponderExcluir