Blog na Educação
Blogs são usados para comunicação e interação entre as pessoas e, ao longo do tempo, passaram por mudanças conceituais: tornaram-se mais acessíveis, ganharam os mais variados usos e finalidades, passaram a fazer parte de sites de notícias, chamaram a atenção do mundo corporativo, tiveram impacto na política e na economia, ganharam o status de mídia (HONSCHA, 2009).
No contexto educacional, diversas experiências e práticas continuadas demonstram o grande potencial que os blogs podem assumir como ferramenta favorável ao processo de ensino e aprendizagem. Exemplificando tal assertiva, trazemos o artigo de Primo (2008) que analisa diferentes tipos de blogs a partir do método para a tipificação de blogs e artigo de Toniazzo e Rosa (2012) em que se discute a figura do autor nesses espaços públicos de interatividade e de divulgação de informações.
Enquanto ferramenta para auxiliar o ensino e aprendizagem, podemos elencar construção do pensamento, trabalha as questões de leitura e escrita, aprendizagem colaborativa, participação ativa dos estudantes ao interagir com os conteúdos apresentados no blog, estreita a relação professor e aluno numa comunicação dialógica, permite a expressão de ideias e opiniões, dentre outras.
Dessa forma o uso de blogs na educação possibilita que os alunos (e também professores!) possam assumir o papel de leitor e autor para a manutenção de um blog de uso coletivo. Como autor, temos que pensar em ter um bom domínio do conteúdo a ser publicado para conquistar os leitores e como leitores podemos interagir com os autores do blog expressando suas ideias e opiniões.
REFERÊNCIAS
HONSCHA, Gisele Lopes. A profissionalização dos blogs brasileiros: um estudo sobre as dinâmicas promocionais na blogosfera. 2009. 145f. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Informação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação, Rio Grande do Sul.
PRIMO, Alex. Blogs e seus gêneros: Avaliação estatística dos 50 blogs mais populares em língua portuguesa. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 31, 2008. Natal. Anais [...] Natal: Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2008. Disponível em: http://smeduquedecaxias.rj.gov.br/nead/Biblioteca/Forma%C3%A7%C3%A3o%20Continuada/Tecnologia/cibercultura/blogs%20e%20seus%20g%C3%AAneros.pdf. Acesso em: 16 nov. 2023.
TONIAZZO, Gladis Linhares; ROSA, Caroline Petian. Autoria e formas de leitura em blogs de divulgação científica. Revista Galáxia, São Paulo, n. 24, p. 292-302, dez. 2012. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/9507/9419. Acesso em: 25 nov. 2023.
Excelente texto direto e esclarecedor. Como disse, o blog é importante para alunos e professores, contribuindo na leitura e escrita.
ResponderExcluir