Blog e ensino-aprendizagem: possibilidades

 


Como o blog pode auxiliar, nós professores, no processo de ensino e aprendizagem? Como utiliza-lo em sala de aula? Quais os seus benefícios. Esse são alguns questionamentos que os professores possuem em relação a usar a ferramenta blog em suas aulas ou mesmo para projetos estruturantes. Pensando nisso reuni algumas possibilidades, caminhos e estratégias que podem ser trabalhadas.

Primeiro passo: Professor, antes de estruturarmos as estratégias para uso do blog, precisamos conhecer a estrutura que a escola oferece para utilizarmos tal recurso pedagógico. A sua escola possui internet, computadores? Os seus alunos possuem um conhecimento básico acerca da tecnologia que consigam utilizar o blog ?

Se as respostas para as perguntas anteriormente for "não", lamento, mas será necessário oferecer auxílios básicos para que os alunos consigam realizar a atividade. Como um aparelho eletrônico com internet e ensinar o básico para os alunos (como digitar, apagar o que digitou, acentuação, entre outros).

Pensando nisso, seria mais viável uma atividade menos complexa, como produzir um texto no google docs, esse software possui a possibilidade de utilização de forma off-line e é um aplicativo que os alunos podem ter em seus aparelhos móveis.

Segundo passo: Se a sua resposta as perguntas anteriores foi "sim", então essas dicas são para você 😄

Como aprendemos ao longo da disciplina, o blog é uma ferramenta educacional. Com ele podemos instigar os nossos alunos em diversas esferas, deixarei aqui algumas possibilidades:

  1. Trabalhar a produção textual. Aspecto importante para os professores de Língua Portuguesa ou mesmo de língua estrangeiras. O blog pode ser uma ferramenta que desperte no aluno o interesse pela escrita, aspecto que sabemos ser muito difícil de trabalhar.

  2. Gêneros textuais. Outro aspecto importante para os professores de Língua portuguesa é que com o blog os alunos podem colocar em prática, a partir das postagens, muitos gêneros textuais que estão aprendendo na teoria.

  3. Campo para compartilhamento. Esse diz respeito a todas as disciplinas. O blog pode ser um local em que os alunos compartilhem o que estudaram sobre determinado conteúdo, momento de expor e trocar conhecimentos entre eles. Como uma rede social educacional. 

  4. Portfólio. Pode ser um local em que um determinado grupo expõem o que criaram a partir de uma demanda do professor. Como uma exposição de fotografias realizadas na disciplina de Artes, por exemplo. O blog é um ambiente em que não precisamos necessariamente trabalhar apenas com a palavra, podemos utilizar outros recursos, como imagens, vídeos.


Essas foram algumas dicas e ideias que você, professor, pode utilizar em suas aulas. Espero que possa aproveitar as dicas!

Até a próxima!! 😘

Comentários

  1. Muito interessante seu post e com certeza irei utilizar suas dicas para trabalhar na criação do blog.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Benefícios dos Blogs na Educação

Uso do blog na sala invertida

Uso do blog como ferramenta para auxiliar o ensino aprendizagem