Blog e Educação: uma combinação que dá certo




INTRODUÇÃO

O Blog (também conhecido como diário de bordo) é conceitualizado sendo um ou parte de um site que contém assuntos frequentemente atualizado sobre um ou múltiplos tópicos.

Sendo nativo dessa modalidade digital, a produção de conteúdos na internet, por qualquer pessoa, sendo gratuito e de fácil criação em relação à criação de um site em que se necessita de alguns conhecimentos como linguagem de programação, banco de dados e hospedagem, tornou-se a principal de forma de exposição de ideias e pensamentos na Rede Mundial de Computadores.

Se um blog permite a construção de perfis de diversos nichos, por que então não contemplaria a educação? Sim, certamente! Pois, por ser de fácil publicação e gestão dos conteúdos compartilhados, permite a rápida e instantânea transmissão dessa informação aos leitores e usuários dele. Dessa forma, podendo ser usado para diversos fins, como compartilhar informações, opiniões, experiências, hobbies, entre outros, é inevitável possibilitar que um blog possa ser usado como uma ferramenta para auxiliar o ensino aprendizagem. De acordo com (Halu, Vieira, p. 6): “Na esfera educativa são chamados de edublogs ou blogs educativos”.

 

FUNDAMENTAÇÃO

Nesse contexto educacional e fomentando através dele, auxiliar no ensino-aprendizagem, um blog pode trazer inúmeros benefícios tanto para os professores quanto para os alunos. Dentre alguns exemplos:

1.      O blog pode estimular a criatividade e a expressão escrita dos alunos, pois eles podem criar seus próprios textos sobre os temas estudados, usando diferentes recursos, como imagens, vídeos, links, etc.

 

2.      O blog pode promover a interação e a colaboração entre os alunos, pois eles podem comentar as postagens uns dos outros, trocar ideias, fazer perguntas, dar feedbacks, etc.

 

3.      O blog pode facilitar a avaliação e o acompanhamento do processo de ensino aprendizagem, pois os professores podem acessar os blogs dos alunos, verificar o seu desempenho, identificar as dificuldades, dar orientações, etc.

 

4.      O blog pode ampliar as fontes de pesquisa e o acesso à informação, pois os alunos podem usar o blog para buscar e compartilhar informações relevantes sobre os temas estudados, usando ferramentas como o Bing, que oferece resultados de pesquisa web, imagem e notícias.

 

Conforme (Halu, Vieira, p. 6):

Atualmente, e cada vez, maior o uso dos blogs, e isso está adentrando as escolas como mais uma ferramenta para produção e divulgação de conhecimentos. Professores e alunos devem estar preparados para esta sociedade cada vez mais dinâmica, por isso a importância da atualização permanente. A mudança deve começar na escola através de uma abordagem construtivista de utilização de novas tecnologias onde o aluno possa construir novos saberes através do trabalho coletivo através do fazer junto com o outro buscando uma comunidade de troca e construção de saberes.

 

Mas para que um blog possa ser usado como ferramenta para auxiliar o ensino aprendizagem, é preciso seguir alguns passos, como:

• Definir o objetivo e o público-alvo do blog. Por exemplo, o blog pode ser usado para divulgar os trabalhos dos alunos, para discutir os conteúdos das disciplinas, para realizar projetos interdisciplinares, etc. O público-alvo pode ser os próprios alunos, os professores, os pais, a comunidade escolar, etc.

• Escolher uma plataforma para criar o blog. Existem várias plataformas gratuitas e fáceis de usar, como o WordPress, o Blogger, o Wix, etc. É importante escolher uma plataforma que atenda às necessidades e aos interesses dos alunos e dos professores.

• Definir as regras e os critérios para o uso do blog. É preciso estabelecer as normas de conduta, de participação, de avaliação, de direitos autorais, etc. É importante que os alunos e os professores estejam cientes e de acordo com as regras e os critérios definidos.

• Criar e publicar os conteúdos do blog. Os alunos podem criar os seus próprios textos, ou trabalhar em grupos, sobre os temas propostos pelos professores, ou escolhidos por eles mesmos. Os professores podem orientar, incentivar, corrigir, avaliar, etc. os conteúdos publicados pelos alunos.

• Interagir e atualizar o blog. Os alunos e os professores podem interagir entre si, e com o público-alvo, por meio dos comentários, das curtidas, dos compartilhamentos, etc. É importante manter o blog atualizado, com novos conteúdos, para manter o interesse e a motivação dos participantes.

 

CONCLUSÃO

O uso do blog como uma ferramenta para auxiliar o ensino aprendizagem pode ser uma experiência enriquecedora, divertida e significativa, que pode contribuir para o desenvolvimento de diversas competências e habilidades dos alunos e dos professores. É exatamente como diz (Halu, Vieira apud Carvalho, 2006):

O blog pedagógico permite uma abordagem diferenciada onde professores de diversas modalidades de ensino tornam-se capacitados a serem coautores de atividades e assuntos, os quais podem ser abordados com os alunos ao mesmo tempo em que vão desenvolvendo o domínio da ferramenta. Os professores em seus projetos colocam questões críticas para análise, as quais levam os alunos a refletir e a buscar soluções para resolver problemas trabalhando com autonomia e interação constante entre ambos, formando uma teia de novos conhecimentos através da cooperação, ou seja, partilha de novos conhecimentos. Assim, professores e alunos tornam-se parceiros de aprendizagem, um interagindo com o outro, revendo e construindo juntos sua aprendizagem. O blog registra de forma dinâmica todo o processo de construção de novos saberes substituindo o antigo paradigma linear onde o professor ensina e o aluno aprende sem nenhuma interação. O professor é o mediador de todo o processo, levando o aluno a alcançar a autonomia necessária para aquisição de aprendizagens significativas.

 

 

REFERÊNCIAS

HALU, R.; VIEIRA, S. Utilização de blogs educativos no ensino/aprendizagem de língua inglesa: uma experiência no Colégio Estadual Santa Gemma Galgani. Paraná. Secretaria de Educação do Estado do Paraná. Disponível em < http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/348-4.pdf> Acesso em 24 nov. 2023.


Comentários

  1. Parabéns, gostei muito do contexto apresentado, principalmente no que tange uma nova mentalidade educacional, rompendo assim com o sistema que de certa forma está atrasado comparado as mudanças globais.

    ResponderExcluir
  2. Saudação, Iasmim. Agradecido pelo feedback!
    Certamente a tecnologia tem muito a oferecer à prática educacional. Cabe aos educadores, mergulharem nessa imensidão de possibilidades e usurfruir de tantas potencialidades à sala de aula e à gestão escolar. Singelo abraço.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Benefícios dos Blogs na Educação

Uso do blog na sala invertida

Uso do blog como ferramenta para auxiliar o ensino aprendizagem