Blog como ferramenta complementar no processo de ensino-aprendizagem.
Que a educação está cada dia mais ligada à internet disso não há dúvidas
e o ambiente virtual pode se dá em plataformas específicas e pode também
utilizar-se de Blogs, para complementar ideias, discutir temas e favorecer a
integração no processo de ensino e aprendizagem.
Conforme Manhães (2016) o ambiente virtual pode aparecer de diferentes
formas e proporcionar avanços pelas diferentes formas de acesso ao
conhecimento, por meio de mídias digitais, tendo como ferramenta complementar o
uso de Blog, para corroborar com a transformação dos meios de comunicação e
transferência de saberes entre professores e alunos.
Vieira, Belo e Freire (2020) apontam que a utilização de tecnologias
digitais de informação e comunicação são reflexos da crescente necessidade de implementação
de recursos digitais que buscam tornar menos árduas as rotinas e as atividades
laborais, nos mais variados contextos e interações sociais nas esferas da
comunicação.
Para Miranda (2007), quando essas ferramentas digitais são utilizadas
para fins educativos, buscam um processo de ensino e aprendizado mais
interativo e o desenvolvimento de ambientes virtuais de aprendizagem podem ser
considerados como tecnologias educativas, utilizando-se de redes sociais, blogs,
entre outros recursos.
Nesse sentido, podemos afirmar que os blogs tem grande importância para o processo de ensino e aprendizagem e buscam a complementação de temas abordados em salas de aulas convencionais, bem como de salas de aulas virtuais, que utilizam-se de ferramentas como o Moodle. Porém, esses blogs precisam de acompanhamento para verificar se estão de acordo com as propostas educacionais. Ou eles já podem ser criados já com essas propostas, tendo em vista o grande material disponibilizado por professores e por escolas que já apostam no uso da blogosfera para complementar o ensino.
Referências Bibliográficas
VIERA, E. S. M.; BELO, P. A. P.; FREIRE, V. C. C.; A possibilidade de utilização
do blog como ferramenta educacional. Revista
do Pemo, v. 2, n. 2, p. 1-17, 2020.
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