Blog como ferramenta complementar no processo de ensino-aprendizagem.

Que a educação está cada dia mais ligada à internet disso não há dúvidas e o ambiente virtual pode se dá em plataformas específicas e pode também utilizar-se de Blogs, para complementar ideias, discutir temas e favorecer a integração no processo de ensino e aprendizagem. 

   

Conforme Manhães (2016) o ambiente virtual pode aparecer de diferentes formas e proporcionar avanços pelas diferentes formas de acesso ao conhecimento, por meio de mídias digitais, tendo como ferramenta complementar o uso de Blog, para corroborar com a transformação dos meios de comunicação e transferência de saberes entre professores e alunos. 

 

Vieira, Belo e Freire (2020) apontam que a utilização de tecnologias digitais de informação e comunicação são reflexos da crescente necessidade de implementação de recursos digitais que buscam tornar menos árduas as rotinas e as atividades laborais, nos mais variados contextos e interações sociais nas esferas da comunicação.

 

Para Miranda (2007), quando essas ferramentas digitais são utilizadas para fins educativos, buscam um processo de ensino e aprendizado mais interativo e o desenvolvimento de ambientes virtuais de aprendizagem podem ser considerados como tecnologias educativas, utilizando-se de redes sociais, blogs, entre outros recursos.

 

Nesse sentido, podemos afirmar que os blogs tem grande importância para o processo de ensino e aprendizagem e buscam a complementação de temas abordados em salas de aulas convencionais, bem como de salas de aulas virtuais, que utilizam-se de ferramentas como o Moodle. Porém, esses blogs precisam de acompanhamento para verificar se estão de acordo com as propostas educacionais. Ou eles já podem ser criados já com essas propostas, tendo em  vista o grande material disponibilizado por professores e por escolas que já apostam no uso da blogosfera para complementar o ensino.

 

 

Referências Bibliográficas

 MANHÃES, A. C. T. S. O uso do blog como facilitador da aprendizagem blog as way to provide learning facilities. Revista Valore, Volta Redonda, 1 (1): 111-130., Dezembro/2016.

 MIRANDA, G.L.et al. Limites e possibilidades das TIC na educação. Sísifo. Revista de Ciências da Educação, v. 3, p. 41-50, 2007. 

VIERA, E. S. M.; BELO, P. A. P.; FREIRE, V. C. C.; A possibilidade de utilização do blog como ferramenta educacional.  Revista do Pemo, v. 2, n. 2, p. 1-17, 2020.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Benefícios dos Blogs na Educação

Uso do blog na sala invertida

Uso do blog como ferramenta para auxiliar o ensino aprendizagem