As importâncias das TDICs em sala de aula: o blog como ferramenta educacional
A educação mediada pelas
Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs)
Nas últimas décadas a globalização da era
digital ocasionou inúmeras mudanças, dentre elas no sistema educacional, alunos
que manuseiam com facilidade as tecnologias digitais, podendo superar o
conhecimento de seus professores quanto ao uso das TDICs, essas ferramentas
tornaram-se indispensáveis no dia a dia das pessoas, seja para trabalhar,
estudar ou relacionar-se, Valandro et al. (2017, p.35) aponta a “geração Z”
como a geração de pessoas nascidas da década de 90 até os anos atuais: “[...] a
geração Z é formada de integrantes continuamente conectados por dispositivos
portáteis e bastante preocupados com assuntos ambientais.” Valandro et al.
(2017) cita que ainda há confusões quanto a compreensão dos termos tecnologias
da informação e comunicação (TICs) e as TDICS, embora possuam sentidos
parecidos, as TDICs diferente as TICs que podem ser via eletrônicos ou
materiais impressos, estão entrepostas em meios digitais, “sendo assim, as
TDICs estão inseridas dentro do grupo maior que são as TICs.”
(VALANDRO et al. 2017, p.36). Computadores de
última geração, aparelhos celulares, projetores, notebooks, tablets, lousas
digitais, aplicativos e grupos de estudos virtuais, permeiam a sociedade, e a
educação neste contexto precisa adequar-se a essas novas tecnologias, e
atribuir valores às mesmas, direcionar os alunos a entenderem qual o real papel
das TDICs. Do ponto de vista da educação mediada pelas tecnologias digitais,
tem-se uma mudança de olhar quanto aos papéis desempenhados pelo professor e pelo
aluno.
É importante ressaltar a função dos Blogs,
tecnologia digital, que visa aproximar os alunos dos conteúdos de forma mais dinâmica,
além do aluno ter a preocupação de buscar mais conhecimento, pesquisar em
fontes reais e verídicas.Portanto, faz-se fundamental um trabalho de adequação
aos novos padrões de trabalho, caso contrário a tecnologia perde o seu valor
como importante meio de busca de informação. (VALANDRO et al. 2017, p.38)
As funções no ambiente escolar passam por
alterações, cabe agora ao sistema educacional atribuir valores ao uso das
ferramentas como os Blogs educacionais, os professores deixam de ser tidos como
a única fonte de conhecimento, e os alunos passam a deter mais informações em
tempo real via internet, o que lhes possibilita novas obrigações quanto à
relevância dos materiais pesquisados. (VALANDRO et al. 201) Santos (2018)
aponta que a mediação das novas tecnologias em sala de aula deverá ser
planejada, não se pode realizá-la de maneiras inadequadas e descontextualizadas
com o conteúdo lecionado, a interação professor e aluno será dessa forma
reforçada, por se tratar de falar uma mesma linguagem para com o discente,
nessa mesma linguagem Santos (2018, p. 16– 17) afirma ser interessante uma
“conversa informal” para conseguir que o aluno sinta-se de fato incluído e
integrante ativo das aulas, e os professores como agentes de transformação
terão que motivar-se a buscar capacitações necessárias para lidar com as TDICs
em sala. Os assuntos expostos em blogs, sejam eles colaborativos ou não, terão
que ter uma abertura para interatividade,
uma linguagem acessível ao alunado, passam a serem mais dinâmicas e
participativas, envolve interesses particulares dos discentes, além de serem
ferramentas interdisciplinares, pois estabelecem relação com mais de uma
competência, para os Blogs possuírem significância educacional os educadores
precisam entender sua importância e flexibilizar-se consoante as situações para
haver de fato a melhor inserção das novas tecnologias, valorizando a ética, a
cidadania, o respeito e demais valores essenciais para os direitos e deveres de
cada cidadão. (REIS, et al, 2012, p. 216, 217).
É
fundamental entender que não existe a opção de voltar aos hábitos passados, uma
regressão não será uma solução viável, visto que muitos profissionais adotam
modelos antigos de ensino, o que de fato não retira sua importância em décadas
anteriores, mas os tempos atuais exigem novas reflexões. Santana, Rossini e
Pretto (2012, p.99) afirmam que as TIDCs tratam das informações existentes e
auxiliam na comunicação, visando construir vínculos internos e externos em grupos
sociais, transmitir cultura, a partir das tecnologias digitais, promover novos
saberes e gerar ciência.
REFERÊNCIAS
VALANDRO, J. M et al. Letramento
digital: práticas interdisciplinares através da tela do computador . Revista
X, Curitiba , v. 12, p. 28-46, 2017. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5380/rvx.v12i3.49496.
Acesso em: 25/11/2023.
SANTOS, W. S. As midias na educação:
a tecnologia e suas contribuições para o ensino aprendizagem. João Pessoa,
f. 56, 2018 Monografia (Licenciatura plena em Pedagogia a distância) -
Universidade Federal da Paraíba. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/13220/1/WSS01022019.pdf.
Acesso em: 24/11/2023.
REIS, S. R; SANTOS, F. A. S; TAVARES, J.
A. V. O USO DAS TICs EM SALA DE AULA: Uma reflexão sobre o seu uso no
colégio Vinícius de Moraes/São Cristóvão. In: 3° SIMPÓSIO EDUCAÇÃO E
COMUNICAÇÃO, n. ISSN: 2179-4901. 2012. Anais [...]. 2012. 215, 228 p.
Disponível em:
http://geces.com.br/simposio/anais/anais-2012/Anais-215-228.pdf.
SANTANA, B.; ROSSINI, C.; PRETTO, N. L. Recursos
Educacionais Abertos: práticas colaborativas e políticas públicas . Casa da
cultura digital, São Paulo. 246 p, 2012. Disponível em: https://livrorea.aberta.org.br/wp-content/uploads/2012/05/REA-pretto.pdf.
Acesso em: 25/11/2023.
Boa noite.
ResponderExcluirSeu texto apresenta diversos pontos que hoje se tornam fatores que influenciam as práticas pedagógicas: o domínio da tecnologia pelos alunos e seu pouco domínio pelos professores e o uso planejado das TIC no processo de ensino-aprendizagem.
A pandemia passada nos mostrou que muitos professores estavam, e alguns continuam, completamente inertes quanto aos benefícios que as tecnologias podem apresentar como estratégia no ensino.
O outro ponto referente ao uso organizado da tecnologia no ensino também apresenta igual importância pois ela mostrou um potencial fator na aprendizagem em detrimento do seu uso esporádico.