As importâncias das TDICs em sala de aula: o blog como ferramenta educacional

 

A educação mediada pelas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs)

 

Nas últimas décadas a globalização da era digital ocasionou inúmeras mudanças, dentre elas no sistema educacional, alunos que manuseiam com facilidade as tecnologias digitais, podendo superar o conhecimento de seus professores quanto ao uso das TDICs, essas ferramentas tornaram-se indispensáveis no dia a dia das pessoas, seja para trabalhar, estudar ou relacionar-se, Valandro et al. (2017, p.35) aponta a “geração Z” como a geração de pessoas nascidas da década de 90 até os anos atuais: “[...] a geração Z é formada de integrantes continuamente conectados por dispositivos portáteis e bastante preocupados com assuntos ambientais.” Valandro et al. (2017) cita que ainda há confusões quanto a compreensão dos termos tecnologias da informação e comunicação (TICs) e as TDICS, embora possuam sentidos parecidos, as TDICs diferente as TICs que podem ser via eletrônicos ou materiais impressos, estão entrepostas em meios digitais, “sendo assim, as TDICs estão inseridas dentro do grupo maior que são as TICs.”

(VALANDRO et al. 2017, p.36). Computadores de última geração, aparelhos celulares, projetores, notebooks, tablets, lousas digitais, aplicativos e grupos de estudos virtuais, permeiam a sociedade, e a educação neste contexto precisa adequar-se a essas novas tecnologias, e atribuir valores às mesmas, direcionar os alunos a entenderem qual o real papel das TDICs. Do ponto de vista da educação mediada pelas tecnologias digitais, tem-se uma mudança de olhar quanto aos papéis desempenhados pelo professor e pelo aluno.

É importante ressaltar a função dos Blogs, tecnologia digital, que visa aproximar os alunos dos conteúdos de forma mais dinâmica, além do aluno ter a preocupação de buscar mais conhecimento, pesquisar em fontes reais e verídicas.Portanto, faz-se fundamental um trabalho de adequação aos novos padrões de trabalho, caso contrário a tecnologia perde o seu valor como importante meio de busca de informação. (VALANDRO et al. 2017, p.38)

As funções no ambiente escolar passam por alterações, cabe agora ao sistema educacional atribuir valores ao uso das ferramentas como os Blogs educacionais, os professores deixam de ser tidos como a única fonte de conhecimento, e os alunos passam a deter mais informações em tempo real via internet, o que lhes possibilita novas obrigações quanto à relevância dos materiais pesquisados. (VALANDRO et al. 201) Santos (2018) aponta que a mediação das novas tecnologias em sala de aula deverá ser planejada, não se pode realizá-la de maneiras inadequadas e descontextualizadas com o conteúdo lecionado, a interação professor e aluno será dessa forma reforçada, por se tratar de falar uma mesma linguagem para com o discente, nessa mesma linguagem Santos (2018, p. 16– 17) afirma ser interessante uma “conversa informal” para conseguir que o aluno sinta-se de fato incluído e integrante ativo das aulas, e os professores como agentes de transformação terão que motivar-se a buscar capacitações necessárias para lidar com as TDICs em sala. Os assuntos expostos em blogs, sejam eles colaborativos ou não, terão que ter  uma abertura para interatividade, uma linguagem acessível ao alunado, passam a serem mais dinâmicas e participativas, envolve interesses particulares dos discentes, além de serem ferramentas interdisciplinares, pois estabelecem relação com mais de uma competência, para os Blogs possuírem significância educacional os educadores precisam entender sua importância e flexibilizar-se consoante as situações para haver de fato a melhor inserção das novas tecnologias, valorizando a ética, a cidadania, o respeito e demais valores essenciais para os direitos e deveres de cada cidadão. (REIS, et al, 2012, p. 216, 217).

 É fundamental entender que não existe a opção de voltar aos hábitos passados, uma regressão não será uma solução viável, visto que muitos profissionais adotam modelos antigos de ensino, o que de fato não retira sua importância em décadas anteriores, mas os tempos atuais exigem novas reflexões. Santana, Rossini e Pretto (2012, p.99) afirmam que as TIDCs tratam das informações existentes e auxiliam na comunicação, visando construir vínculos internos e externos em grupos sociais, transmitir cultura, a partir das tecnologias digitais, promover novos saberes e gerar ciência.

 

REFERÊNCIAS

 

VALANDRO, J. M et al. Letramento digital: práticas interdisciplinares através da tela do computador . Revista X, Curitiba , v. 12, p. 28-46, 2017. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5380/rvx.v12i3.49496. Acesso em: 25/11/2023.

 

SANTOS, W. S. As midias na educação: a tecnologia e suas contribuições para o ensino aprendizagem. João Pessoa, f. 56, 2018 Monografia (Licenciatura plena em Pedagogia a distância) - Universidade Federal da Paraíba. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/13220/1/WSS01022019.pdf. Acesso em: 24/11/2023.

 

REIS, S. R; SANTOS, F. A. S; TAVARES, J. A. V. O USO DAS TICs EM SALA DE AULA: Uma reflexão sobre o seu uso no colégio Vinícius de Moraes/São Cristóvão. In: 3° SIMPÓSIO EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO, n. ISSN: 2179-4901. 2012. Anais [...]. 2012. 215, 228 p. Disponível em:

http://geces.com.br/simposio/anais/anais-2012/Anais-215-228.pdf.

SANTANA, B.; ROSSINI, C.; PRETTO, N. L. Recursos Educacionais Abertos: práticas colaborativas e políticas públicas . Casa da cultura digital, São Paulo. 246 p, 2012. Disponível em: https://livrorea.aberta.org.br/wp-content/uploads/2012/05/REA-pretto.pdf. Acesso em: 25/11/2023.


Comentários

  1. Boa noite.
    Seu texto apresenta diversos pontos que hoje se tornam fatores que influenciam as práticas pedagógicas: o domínio da tecnologia pelos alunos e seu pouco domínio pelos professores e o uso planejado das TIC no processo de ensino-aprendizagem.
    A pandemia passada nos mostrou que muitos professores estavam, e alguns continuam, completamente inertes quanto aos benefícios que as tecnologias podem apresentar como estratégia no ensino.
    O outro ponto referente ao uso organizado da tecnologia no ensino também apresenta igual importância pois ela mostrou um potencial fator na aprendizagem em detrimento do seu uso esporádico.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Benefícios dos Blogs na Educação

Uso do blog na sala invertida

Uso do blog como ferramenta para auxiliar o ensino aprendizagem