"Uso do blog como ferramenta para auxiliar o ensino aprendizagem"
Uso do blog como ferramenta para auxiliar o ensino aprendizagem
Uma das lições que a pandemia nos deixou bem marcada foi a necessidade de comunicação com os alunos através do uso dos recursos da Tecnologia da Informação. Alguns desses recursos utilizados foram o WhatsApp, o Facebook, o e-mail e, para os agraciados, o uso dos ambientes virtuais de aprendizagem como o Google Classroom, o Moodle e alguns outros recursos de webconferência. Sobre isso, Melani e Vasconcelos (2023, p. 1) afirmam que: "O uso das TICs reforça o fato de que a bagagem dos responsáveis pelas experiências que funcionam atualmente provém mais das suas vivências pessoais do que de uma formação planejada e estruturada".
Desconhecido por alguns e pouco utilizados por outros educadores, os Blogs despontam como uma ferramenta que oferece ao docente a oportunidade de comunicação direta com todos os alunos pois seus recursos inclusão de imagens, vídeos, links para textos, imagens, sons ou vídeos, palavras ou parágrafos destacados e alguns outros recursos de edição de textos. Essas ferramentas incentivam professor e aluno a autoria e autonomia, conforme destaca Melani e Vasconcelos (2023, p.1): "Essas novas tecnologias são muito interativas, há grande facilidade para o professor criar ambientes em que os alunos possam aprender fazendo, receber feedbacks rápidos, refinar continuamente sua compreensão e desenvolver novos conhecimentos".
O uso do blog como estratégia pedagógica apresenta ao professor "desafios que precisam ser superados" (Santos e Pereira, 2013, p. 5324) pois os alunos já não apresentam tantas dificuldades do uso das TIC quanto o docente.
Portanto, o uso do blog para o processo ensino-aprendizagem enriquece o conjunto de ferramentas que o professor pode utilizar para tornar suas aulas atrativas e convidativas ao despertar nos alunos sua curiosidade e prazer na construção do conhecimento.
Referências
MELANI, Aniceta da Conceição Antunes de Brito Alves; VASCONCELOS, Roberta Flavia Ribeiro Rolando. UM ESTUDO DA UTILIZAÇÃO DE BLOG PARA O ENSINO DE BIOLOGIA. Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática: questões atuais, v. 1, n. 1, 2015. Disponível em: < https://scholar.google.pt/scholar?hl=pt-BR&as_sdt=0%2C5&q=Um+estudo+da+utiliza%C3%A7%C3%A3o+de+blog+para+o+ensino+de+Biologia&btnG= >. Acesso em: Nov. 2023.
SANTOS, Elza Maria; PEREIRA, Telma Amélia de Souza. Contribuições do uso de blogs enquanto ferramenta tecnológica no processo ensino aprendizagem. 2017. Disponível em: < https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/bitstream/123456789/564/1/Contribui%C3%A7%C3%B5es%20do%20uso%20de%20blogs%20enquanto%20ferramenta%20tecnol%C3%B3gica.pdf >. Acesso em: Nov. 2023.
Muito bom o seu texto, Geneci!
ResponderExcluir